E eis que o pessoal da Espalhe resolveu promover um mega encontro de blogueiros lá em São Paulo… Ou seja: se você ver em algum blog alguém falando bem do Johnnie Walker Red Mix desconfie. Pode ser que o cara tá ganhando um por fora. Sim, tem gente que se vende por uns caraminguás, jogando no lixo toda a credibilidade (que é o princípio que norteia um blog) que a sua palavra tem.
Ah sim, antes que digam que eu tô dodói porque não fui convidado: na verdade eu fui e estou mandando agora mesmo um email pedindo para tirarem o endereço do meu blog dessa picaretagem.
Update I: consertaram a falha no sistema de confirmação 🙂
Update II: segue abaixo o email que eu mandei para a lista Radinho, onde estamos justamente discutindo esse caso específico de uso de blogs para um marketing de guerrilha que tenta, de forma artificial, criar um viral na rede.
Olá
Para aqueles que se sentiram desconfortáveis por terem sido confirmados pela minha ação um aviso: o furo no site já foi fechado, de forma que as confirmações que estão aparecendo lá não foi nenhum furo de implementação.
Segundo: optei por confirmar todos, não somente uns que outros, justamente para deixar evidente a falha no sistema. Assim peço desculpas ao Bicarato, ao Renê, ao Ednei, ao Jean e a qualquer um que está com o seu blog listado lá.
Terceiro: mandei email pedindo para ser retirado da lista e nada. Continuo lá, à minha revelia.
Como coloquei na lista, peço desculpas a todos (o Caio César está incluído aí) que foram lá “confirmados”, mas foi justamente para mostrar a falha no sistema. Se tivesse escolhido apenas alguns o defeito não teria sido escancarado. Mas mais que mostrar o defeito o que eu queria era sabotar o esquema.
Sim, sabotar. E sim, estou procurando descobrir mais uma maneira de bagunçar essa iniciativa aí. Alguém pode se perguntar porque tanto empenho, e a resposta é simples: a blogosfera está mudando o mundo da comunicação na medida que é baseada na confiança. O blogueiro é respeitado pelo que coloca no seu blog, pelo que publica, e uma ação dessas é uma forma de corromper com tal confiança. Eu posso até no futuro falar do tal de Johnnie Walker Red Mix (o que eu acho particularmente muito difícil, já que não gosto desse tipo de bebida), mas o caso é que quem me ler vai saber que é algo escrito a partir de uma experiência minha, de algo que foi baseada numa opinião minha, não algo que surgiu a partir de um email enviado por uma agência de publicidade, e o histórico de um blog vai para as cucuias. Tem muita gente que entrou nesse esquema sem parar para pensar nisso, sem parar para refletir que está vinculando a sua reputação a um ação de marketing. É isso que está me deixando indignado com essa história toda.
Update III: meu blog, assim como outros dois, foi retirado lá da lista. Meno male…
Update IV: o Edney escreveu um belo post sobre o assunto, onde ele se mostrou bem mais ponderado do que eu. Vale a pena ler.